top of page

O que será do mundo fitness?

Atualizado: 26 de mar. de 2021

Há poucos dias atrás escrevi um post no meu Instagram @juliano.farah sobre o desenrolar do mundo fitness nos próximos meses.


Quando escrevi ainda não tínhamos a certeza se iríamos ter outro lockdown (e estamos - começou dia 18/03/21 aqui em Recife) e como isso iria impactar no mundo do fitness.


Eu chamo de mundo fitness todos os produtos e serviços que estão relacionados à saúde e condicionamento físico para as pessoas. Por exemplo: academias, box de Crossfit, estúdios de treinamento funcional, espaços públicos para prática de exercício, praças, parques, quadras, feiras e eventos esportivos, convenções e encontros de aperfeiçoamento técnico e pratico, e por aí vai...


Privar as pessoas de praticarem exercícios é um erro! Além da minha opinião pessoal sobre esse assunto existe um infinidade de trabalhos acadêmicos que corroboram minhas palavras.


As vezes ligo a TV para ver as notícias dos principais jornais e as matérias se repetem, com políticos querendo defender suas medidas pautadas na “ciência“! Mas pera aí, eu queria saber quantos deles já participaram de estudos científicos nas suas faculdades (se é que cursaram ensino superior!)? Quantos deles e de seus assessores participaram de congressos acadêmicos e debateram dados epidemiológicos juntos com infectologista e estatísticos para tentar achar uma ação diferente das mesmas que foram tomadas pelos outros governos?


Desde que eu entrei para ciência aprendi que o debate e o questionamento são pontos fundamentais de qualquer trabalho científico, muito mais quando áreas distintas tem que trabalhar em conjunto, como nesse caso da pandemia, a biologia contribuindo para humanas e as exatas, ou vice versa e “versa vice“.


Não existe ciência de maneira unilateral, ainda mais quando os dados coletados são de um curto período de tempo. Mesmo os consensos, compêndios e meta-analises sofrem mudanças com o tempo.


Será que as únicas medidas para conter a epidemia são lockdown, isolamento social ou distanciamento social e vacina.


Vacina OK, é indiscutível!


Lockdown ou fechamento parcial do comércio mediante interesse político de alguns?


Isolamento ou distanciamento social? São duas coisas bem diferentes, porém, são confundidas e misturadas na cabeça da população.


Pois bem, depois de divagar sobre algumas questões de múltiplas alternativas de resposta, vamos voltar ao título do post: O QUE SERÁ DO MUNDO FITNESS?


A tendência do Brasil é se tornar um país de idosos ao longo dos próximos anos. Aliado a isso, a quantidade de pessoas com sobrepeso e obesidade só aumenta, em conjunto todas as doenças que acompanham o aumento de peso, como hipertensão, diabetes, etc.


O que eu quero dizer com isso é que, se a ATIVIDADE FÍSICA não se tornar ESSENCIAL, muito mais pessoas vão morrer de outras doenças, além de covid, e o colapso será generalizado, ultrapassando os sistemas de saúde.


O mundo fitness tem que fazer parte da vida das pessoas, com a Educação Física presente em todos os momentos do ensino, desde a infância até a faculdade. Se movimentar não é mais uma questão de escolha, mas sim, uma necessidade para uma vida mais saudável.


Se movimentar, colocar o corpo para se mexer, talvez esse seja o melhor remédio que a humanidade está precisando tomar. E o bom de tudo de tudo, todos tem acesso, pois são seus próprios corpos que precisam se mover.


Caminhar, subir escadas, levantar da cadeira sem usar as mãos, correr, andar de costas, caminhar em 4 apoios, brincar, jogar, nadar... tudo o que podemos fazer sem precisar de muitos recursos, e se você ainda tiver, como uma academia, bem usado, melhor ainda.


O fitness talvez tenha que deixar de lado a estética e mergulhar de cabeça na saúde e colher de bandeja a estética. Caminhos parecidos, objetivos diferentes!


E você, o que acha que vai acontecer?


Satisfação

Juliano Farah







17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page