top of page

O que você acha que é Musculação?



Para a maioria das pessoas, quando se fala em Musculação, logo o que vem na cabeça é a imagem de Arnold Schwarzenegger em Conan ou Predador, pelo menos talvez para a maioria das pessoas perto da minha idade (agora tenho 40) ou nascidos por volta dos anos 80.

Fomos doutrinados que Musculação se resume a construção de corpos musculosos, com bíceps grandes, ou com mulheres de coxas torneadas e cinturas finas.


Os programas de treino prescritos pela maioria das pessoas, tanto personais quanto academias, ainda se concentram em criar músculos do mesmo jeito que Arnold criou, porém, a vida que as pessoas levam hoje está distante da que Arnold levou. E mais distante ainda está a sagacidade por treinar pesado e construir seus músculos.


Mesmo as pessoas que estão treinando em uma academia levam, na sua maioria, um estilo de vida sedentário, ou seja, passam a maior parte do dia sem se movimentar.


Vamos fazer uma conta simples, a pessoa chega na academia e treina durante 1h (vamos descontar os períodos de banheiro ou lanche). Durante o treino, a maior parte dele é descanso.


Vamos supor que o treino tem 7 exercícios, cada um deles com 3x10 (série bem básica), 10 repetições são executadas em torno de 40 segundos, por exercício são 30 repetições, vezes 7 exercícios, no total são 210 repetições, isso dá 840 segundos, que equivale a 14 minutos. Isso mesmo, dos 60 minutos que está na sala de Musculação, só 14 são usados para treinar, o resto é descanso, celular, bla bla bla.


E ainda tem mais, desses 14 minutos, provavelmente só uns 3 são aproveitados como deveriam ser, ou seja, a maioria das séries é com peso inferior ao que deveria ser feito .Sabe por que?


Porque num exercício que são 3x10, e a pessoa aumenta o peso em todas as séries e mantem o mesmo número de repetições, então quer dizer que as séries 1 e 2 estão com peso submáximo, e talvez só a ultima é que estava adequada.


Não precisa nem fazer uma avalição muito minuciosa para saber que a maioria das pessoas treina desse jeito, é só você passar o olho na academia e ver que a maioria das pessoas "nunca sai do lugar", em outras palavras, a maioria dos alunos não apresentam mudanças significativas na sua estética que seja perceptível para os demais.


A Musculação como ela vem sendo conduzida, a fim de formar pequenos Arnolds, não está resolvendo o problema da maioria dos seus praticantes. Eles continuam sedentários e jogando dinheiro fora.


Por que uma pessoa que busca qualidade de vida tem que fazer descanso entre as séries?

Por que uma pessoa que está atrás de saúde tem que fazer um número específico de repetições e ter periodização de cargas?

Por que uma pessoa que busca emagrecimento não passa o treino todo com frequência cardíaca elevada para aumentar o seu gasto calórico?

Por que um idoso não faz agachamento com salto ao invés de caminhar na esteira?

Por que uma criança não realiza brincadeiras com medball ao invés de sentar e empurrar o leg press?


Já está na hora de abrir a cabeça e entender que Musculação vai muito além de Conan e Predador!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page